terça-feira, 5 de novembro de 2013

Fábio de Paula Carvalho n°usp 5831409
Aluno de Educação Física e Saúde da EACH - USP

Relatório cidade constitucional

Com o intuito de promover um conhecimento mais dinâmico e aprofundado das instituições governamentais brasileiras da esfera federal, a Universidade de  São Paulo campus Leste em parceria com a Escola de Administração Fazendaria – ESAF-, promoveu a disciplina “cidade constitucional”, onde alunos de diferentes cursos e áreas de conhecimento, reuniram-se numa turma com o propósito de conhecer a cidade de Brasília, capital federal, durante sete dias, aprimorando o ensino e valorizando o preparo do aluno para acidadania, como consta no art. 205 da CF, além de promover um conhecimento extracurricular com pesquisa e extensão através de palestras e seminários, estudo de caso, registros fotográficos, solução de problemas, etc. O projeto cidade constitucional também visa a um melhor conhecimento acerca das oportunidades de emprego na carreira pública do Estado em suas entidades públicas.
Segunda-feira - Dentre as diversas atividades propostas, os alunos puderam conhecer melhor as instalações da ESAF, escola de governo ligada ao ministério da fazendo, onde também ficaram alojados, com o III seminário USP-ESAF – os 40 anos da escola de Administração fazendária, no auditório da escola, foi realizada uma palestra com Alexandre Mota, diretor da ESAF e Paulo Mager, diretor de cooperação técninca com o tema sobre a vocação para a carreira de servidor público e a administração pública em geral. Em seguida, já em outra escola de governo, desta vez a Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, escola de governo ligada  ao ministério do planejamento, foi realizado o VII seminário USP-ENAP – A comunicação e a pesquisa na Escola Nacional de Administração Pública, ministrado pelo diretor de comunicação e pesquisa da escola, Pedro Cavalcanti. Finalizando as atividades realizadas no primeiro dia, de volta à ESAF, os alunos participaram do II seminário USP-IPEA, institudo de pesquisa econômica aplicada, vinculado à secretária de assuntos estratégicos da presidência da república, ministrado pela Lenita Maria Turchi e do III seminário USP-ESAF- O programa nacional de educação fiscal, com a Professora Fabiana sob a temática do processo de construção de uma consciência sobre os gastos feitos pelos cidadãos.
Terça-feira – no segundo dia, os alunos foram conhecer melhor as instalações da CGU- controladoria Geral da União, órgão do Governo Federal responsável por atender direta e indiretamente ao Presidente da República com relação aos assuntos relativos à defesa do patrimônio público no âmbito do Poder Executivo, transparência da gestão, controle interno das atividades, auditoria pública e combate à corrupção, com palestra de Carlos Regino.. Em seguida, foi realizada a visitação ao Senado Federal, onde se conheceu o Interlegis, uma parceria entre senado e o banco Interamericano de Desenvolvimento que visa a aumentar a comunicação e troca de infirmações entre as casas legislativas brasileiras e a população. Como última atividade do dia, os alunos puderam conhecer as instalações da Universidade de Brasília – UNB, participando da palestra do professor José Geraldo “O direito achado na rua”, uma temática acerca do direito do âmbito público para a sociedade.
Quarta-feira – no terceiro dia, os alunos visitaram a Comissão de Direitos humanos e Legislação Participativa na Câmara dos Deputados, órgão encarregado de abrir as portas da Câmara à sociedade, procurando saber sua opinião e trabalhar posteriormente sobre propostas e projetos de lei, que podem ser de iniciativa popular, permitindo ao cidadão que possa representar alguma idéia ou projeto, uma vez que um encontro com algum parlamentar é uma tarefa mais burocrática, encurtando e facilitando assim o acesso. Numa outra visita, desta vez ao Senado Federal, os alunos foram até a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, presidida pela Senadora Ana Rita PT-ES. É a única comissão que aceita sugestões de entidades populares devidamente regulamentadas.
Quinta-feira –  No quarto dia de visitações, os alunos foram conhecer as instalações do prédio da Caixa Econômica Federal e do Banco Central, onde foi realizada uma palestra sobre Educação Financeira pelo senhor João Evangelista, o qual orientou para os benefícios de uma educação financeira por parte da população, na promoção do fortalecimento da cidadania, aumento no planejamento de previdência, poupança e melhorias dos gastos feitos por parte de cada um. Ainda no Banco Central, os alunos conheceram as instalações de sua galeria de arte, além do museu de valores, com a história do dinheiro e do ouro, cédulas de dinheiro que circularam pelo Brasil, como eram produzidas, além das cédulas circulantes em outros países. À tarde, depois do almoço, a visita foi realizada na Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. A palestra foi apresentada por Daniel Avelino, diretor da Casa e por Fernando Matos, diretor de diálogos sociais. E, finalizando as atividades de quinta-feira, os alunos conheceram o Ministério da Justiça e assistiram à palestra de Paulo Abraão, secretário do Ministério de Justiça: cooperação jurídica internacional; Ricardo Saiti da Polícia Federal e Fernanda dos Andes, diretora do departamento de justiça. Juntos, falaram sobre cooperação jurídica internacional em assuntos de evasão de divisas, crime organizado e lavagem de dinheiro.
Sexta-feira –  A visitação seria realizada no Ministério da Saúde, contudo, representantes do órgão vieram até às instalações da ESAF para fazerem uma palestra sobre politíca social voltada para os esportes e saúde, com os palestrantes Roberta de Amorim, Marx e Valdete, servidoras do Ministério da Saúde.

Sabado – Finalizando o projeto “Cidade Constitucional”, os alunos puderam acompanhar de perto o desfile Cívico Militar, em comemoração à Independência do Brasil de 7 de Setembro de 1922. Além dos festejos de comemoração, tiveram a oportunidade de andar e conhecer alguns pontos da cidade até a chegada à Torre de TV e feira de Artesanato, local onde seria feito o encontro de todos e início da viagem de volta à São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário