terça-feira, 14 de setembro de 2010

13/09 - O Conhecimento nas Sociedades Contemporâneas



                                     Árvore do conhecimento



Esse tema é importante para conhecer o processo histórico da educação, pois passaram por algumas revoluções. Em um primeiro momento a educação destinava-se para a aristocracia e individualista; em um segundo momento da revolução no período do século XVIII, passou-se a ser pública por decreto em estados europeus, porém apenas para os homens; e um terceiro momento da revolução educacional ela passa ser democratizada e universal na inclusão de raça, sexo, econômica, etc.

Para Jacques Delors, a importancia da educação na vida da sociedade é de extrema importância e que aponta a educação básica, a todos os países, mesmos os mais desenvolvidos com problemática, sendo o princípio de tudo. O método deve ser feito para que disperteo gosto e a alegria em aprender.
O autor aponta " os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreennsão; aprender a fazer, para poder agir o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes". (delors, J. Educação: um tesouroa a descobrir. São Paulo: Cortez, 2000. página 90)
Além desses quatros pilares apresentado por Delors, há suas ramificações e fica o grande desafio da acessibilidade, da equidade e do ensino de qualidade em transformar o método estimulante e promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário