quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

04/10- Ética e Valores na Sociedade Contemporâneo





De acordo com o texto de Araújo e Puig, ética e valores se constroi ao longo da vida e de forma diversificada:" Tentando definir em linguagem bem simples, valor é aquilo de que gostamos, que valorizando e, por isso, pertencente à dimensão afetiva constituinte da psiquismo humano. Ainda não estamos nos referindo, portanto, a valores morais".  (Araújo,U., Puig, J.(2007)Educação e Valores:pontos e contrapontos. São Paulo:Summus, página,20)

Ou seja, quando um bebê durante seu crescimentotem relações afetivas amáveis com sua família, mais tarde transforma-se em valores de uma sociedade, mas se ao longo do tempo está mesma criança for tratada com violência, indiferença no futuro dará a mesma resposta de valores.
De uma forma geral, valor e ética estão relacionados, em uma relação de trabalho; um colega terá ética ou não, por exemplo, de acordo com valores recebidos em sua trafetória de vida.

Um comentário:

  1. O termo ética é de origem grega (ETHOS).
    As muitas crises que abalam o mundo hodierno, não constituem senão múltiplos aspectos de uma só crise fundamental, que tem como campo de ação o próprio homem. A evolução da sociedade moderna tem deflagrado uma grave crise ética.
    Os sinais desta crise são evidentes, a opinião pública tomou consciência dela, sobretudo com relação à ética pública, traduzida na falta de honradez na vida política, profissional e particular.
    A crise ética está profundamente ligada a um longo processo histórico. O problema é antes de tudo, compreender as raízes desta crise, que afeta a sociedade moderna em geral, especificamente no meio urbano.
    Numa sociedade tradicional, ética e religião estão estreitamente associadas e a Igreja às vezes associada ao poder, se torna guardiã da moral, exercendo um controle rigoroso sobre a conduta dos cidadãos. Na sociedade moderna, a ética caminhou para a autonomia, distinguindo-se do religioso e do sagrado. Este processo de secularização representou uma grave crise da ética tradicional, ainda não resolvida, especialmente da convicção iluminista e idealista da universalidade da razão.

    ResponderExcluir